terça-feira, 31 de maio de 2011

Culto às Jinsaba


Todos nós sobrevivemos através do ar que respiramos e sabemos que as folhas são essenciais pra a manutenção deste ar. Além do que, somos filhos dos quatro elementos deste mundo: a Terra, o Ar, o Fogo e a Água. Através destes elementos é que se mantém o Candomblé.
De origem Africana, esta religião trouxe consigo a sabedoria das folhas, o chão sólido da terra, a beleza e a pureza da água e o encantamento do fogo.
As folhas tem para nós grande importância dentro do culto a religião, pois delas utilizamos até que se virem pó.
Qual essência tão rara e que Nzambi nos põe ao alcance sem que nos sacrifiquemos?
Eis um dos motivos e talvez um dos maiores para que respeitemos estes importantes elementos. Vejo nossa fauna e flora cada vez mais invadida pelo homem, sem o menor respeito e preocupação, é indigno para com todos estes recursos que nada nos cobram para termos.
Infelizmente hoje moramos e vivemos em cidades que se tornam cada vez mais uma "Selva de Pedras", e o pouco que nos resta é tratado como se fossem nossos escravos, obrigados a nos fornecer qualidade e serventia, sem ao menos pedir licença para arrancá-las de suas moradias.
O que seria destas pobres matas, se não fosse a água da chuva para saciar sua sede? O que seriam delas se não fosse o calor do Sol para aquecê-las no aconchego de suas raízes? O que seriam destas, senão fosse o vento que sopra para refrescar o calor do sol e secar a água da chuva em suas folhas?
De tão grande importância dentro dos rituais de cura, limpeza, banhos e energia e iniciação para Mukixe, há ainda pessoas que para tudo sacrificam animais por sacrificá-los e assim o fazem com as Jinsaba, sem ao menos tomar o devido cuidado em pedir sequer uma licença para adentrar suas moradias e sem a menor índole e descência.
Vamos melhorar nosso culto aos Mukixe! Vamos cultuar a verdadeira energia deles!
Nkise não é um espírito que incorpora seu filho sem trazer consigo sequer um Ngunzo de sua Ancestralidade, somos meio de ligação entre o concreto e as energias dos nossos antepassados, aqueles que cultuavam e trouxeram consigo a sabedoria dos quatro elementos já citados.
Somos fruto de um meio, portanto, vamos ensinar e passar nossos conhecimentos para nossos filhos, netos e bisnetos para que eles também usufruam desta maravilhosa magia e da força que tem as Jinsaba dentro da nossa religião.
Se respeitamos o Nkise quando está "incorporado" em seu filho, sendo ele Katendê, porque não respeitarmos o que este Nkise nos dá gratuitamente.

Makuiu à todos!

Tat’etu ria Mukixi - Sacerdote E Mam’etu ria Mukixi - Sacerdotisa

domingo, 22 de maio de 2011

UÍZA KIAMBOTE!


Este Blog é dedicado à todos nossos Mona Nkise, filhos carnais Janaina e João Pedro, Npangues, Familiares e Amigos, que fazem de nossas Kizombas o mais belo ato de Fé e Amor para com os Mukixe.
Que Nkosi e Kaiá, tragam à todos vocês muito Ngunzo e Kibuko em suas vidas.
Sejam sempre bem vindos à nossa Nzô!!!!
NZAMBI ATUBESUALÊ!!!!
(Deus os abençoe)

"ESSES PÉS CANSADOS, DESCALÇADOS, É O ORGULHO DO HOMEM QUE NÃO VIVE HUMILHADO" Xango

Nzo Nkosi Mukulungunzo Diá N’Gola




Nossa descendência provém do Terreiro Bate-Folha do Sr. Bernardino da Paixão (Ampumandezu) e a Matriarca do Angola no Brasil, Dona Maria Neném (Mam'etu Tuendá).

Situado na Rua Jarí, 20 – Parque Andreense – Santo André – SP.Fundado em 13/02/2010 por Tat’etu Nanganzo de Roxi Mukumbe e Makota Dandaleumim de Kukueto.

Filhos da Nzô Nkosi Mukulungunzo:

Aos 19/06/2010 a Nzô Nkosi Mukulungunzo apresenta à sociedade candomblecista, amigos e familiares, seus primeiros azenzas e sua primeira Makota:

1º Barco: 29/05/2010 à 19/06/2010

Rianga:
Sidney Rodrigues de Souza, nascido em 19/12/1990, filho de Nkongobila, dijina Talakitumbí, tendo como madrinha de Suna Kota Mutalonji de Aguè.
Kaiadi:
Aparecida Rosa da Silva Damaceno, nascida em 15/08/1970, filha de Ndandalunda, dijina Lundaluasí, tendo como madrinha de Suna Kota Sindaleji de Kissimbe.
Makota:
Camila Fernandes Diniz, nascida em 25/04/1988, filha de Kisimbe, dijina Kessambojí, tendo como Padrinho o Kambondo Oluandê de Kabila.



Em 09/10/2010, a Inzô celebra mais um nascimento de Mukixe, são eles:
Edgar Alcides Cansi, nascido em 13/03/1987, filho de Nsumbu, dijina Sakalendurê, no cargo de Kixicarangoma, tendo como padrinho nosso querido Npange Tualecê de Nsumbu.
José Alessandro Silva de Oliveira, nascido em 13/03/1978, filho de Katendê, dijina Mensuneuanje, no cargo de Táta Kivonda, tendo como padrinho o Tat'etu Ndengue da casa de Raíz do Sr. Joãozinho da Goméia, Kilondewá.


Aos 26/02/2011 Táta Nanganzo apresenta seu 2º barco da Nzô, o muzenza Jonathan Bezerra Lima, nascido em 22/09/1991, filho de Telekompensu, dijina Terekondiálukongo, tendo como madrinha de Suna a Sra. Célia de Oyá, com a ímpar presença do Sr. Walmir Damaceno (Táta Katuvanjesi) e seus familiares, nos dando a honra de prestigiar nossa Kizomba.


Em 21/05/2011 Táta Nanganzo realiza sua Kituminu-Kumi Iéia'Minvu (Obrigação de 14 anos) e apresenta seu 3º Kambondo, Marcio Michel, nascido em 02/03/1972, filho de Kabila, dijina Diamelundi, no cargo de Táta Mavambo, tendo como padrinho o Sr. Sérgio de Oxaguiã do Ilè àlàkètù asè Òya Njèbè.


Em 23/07/2011 a Nzô Nkosi Mukulungunzo celebra Kizoomba de Mutakalambo e Confirmação de João Pedro Marchezoni Lipori, nascido em 24/05/1999, filho de Kabila, dijina Unganakualê, no cargo de Kambondo Mabaia,  por nosso Npange Táta Kilondeuá de Nkongobila, tendo como madrinha Rosana d'Oxum do Ilè àlàkètù asè Òya Njèbè e a Confirmação de Alexandra Aparecida Castro, nascida em 29/03/1983, filha de Nzumbarandá, dijina Kinzudialemba, no cargo de Makota Ambelai, seu padrinho, o Kambondo Dandewí.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

KIZOMBA MATAMBA E KITUMINU-KATATU’MINVU (Obrigação de 3 anos) de Kiloyá 12/10

A Família Nkosi e kukueto Convida.

UKALAKELE'NKISE TELEKOMPENSU 26/02/11


Keuá Mutoni! Muanza ê Kamona!

Pembelê Mutoni! Pembelê Telé!







Doce Telekompenso, filho das lutas, das batalhas e das águas!
Filho amado, sútil e valente, guia teu filho, nos caminhos de luz e paz!
Keuá Mutoni!!! Keuá Telekompenso!!! 













Pensem num Nvunji Kiambote!!!!!! Corimbaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

UKALAKELE'NKISE NKONGOBILA E NDANDALUNDA E SAÍDA DE MAKOTA: Talakitumbí, Lundaluasí e Kesambojí





Kitanda Arco Verde e Girassol do Rio
Tat'etu Nanganzo e seus primeiros Azenzas
Dona Jandyra, orgulho de fazer parte desta Nzô
Janaina
Terékondialukongo (Jonathan)
Nganakualê (João Pedro)
Rosana
Dandá, Muta e Nanganzo
Marina

Arco Verde e Girassol do Rio