terça-feira, 31 de maio de 2011

Culto às Jinsaba


Todos nós sobrevivemos através do ar que respiramos e sabemos que as folhas são essenciais pra a manutenção deste ar. Além do que, somos filhos dos quatro elementos deste mundo: a Terra, o Ar, o Fogo e a Água. Através destes elementos é que se mantém o Candomblé.
De origem Africana, esta religião trouxe consigo a sabedoria das folhas, o chão sólido da terra, a beleza e a pureza da água e o encantamento do fogo.
As folhas tem para nós grande importância dentro do culto a religião, pois delas utilizamos até que se virem pó.
Qual essência tão rara e que Nzambi nos põe ao alcance sem que nos sacrifiquemos?
Eis um dos motivos e talvez um dos maiores para que respeitemos estes importantes elementos. Vejo nossa fauna e flora cada vez mais invadida pelo homem, sem o menor respeito e preocupação, é indigno para com todos estes recursos que nada nos cobram para termos.
Infelizmente hoje moramos e vivemos em cidades que se tornam cada vez mais uma "Selva de Pedras", e o pouco que nos resta é tratado como se fossem nossos escravos, obrigados a nos fornecer qualidade e serventia, sem ao menos pedir licença para arrancá-las de suas moradias.
O que seria destas pobres matas, se não fosse a água da chuva para saciar sua sede? O que seriam delas se não fosse o calor do Sol para aquecê-las no aconchego de suas raízes? O que seriam destas, senão fosse o vento que sopra para refrescar o calor do sol e secar a água da chuva em suas folhas?
De tão grande importância dentro dos rituais de cura, limpeza, banhos e energia e iniciação para Mukixe, há ainda pessoas que para tudo sacrificam animais por sacrificá-los e assim o fazem com as Jinsaba, sem ao menos tomar o devido cuidado em pedir sequer uma licença para adentrar suas moradias e sem a menor índole e descência.
Vamos melhorar nosso culto aos Mukixe! Vamos cultuar a verdadeira energia deles!
Nkise não é um espírito que incorpora seu filho sem trazer consigo sequer um Ngunzo de sua Ancestralidade, somos meio de ligação entre o concreto e as energias dos nossos antepassados, aqueles que cultuavam e trouxeram consigo a sabedoria dos quatro elementos já citados.
Somos fruto de um meio, portanto, vamos ensinar e passar nossos conhecimentos para nossos filhos, netos e bisnetos para que eles também usufruam desta maravilhosa magia e da força que tem as Jinsaba dentro da nossa religião.
Se respeitamos o Nkise quando está "incorporado" em seu filho, sendo ele Katendê, porque não respeitarmos o que este Nkise nos dá gratuitamente.

Makuiu à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário